Carregando
Processando pagamento, pode demorar alguns segundos
M&A

Marina e Alexandre

20.09.2025
Clique em editar para personalizar esta página

SOBRE BELÉM

Dicas de lugares turísticos para visitar em Belém:


Estação das Docas

Mangal das Garças

Mercado Ver-O-Peso

Complexo Feliz Lusitânia

Theatro da Paz

Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

Catedral Metropolitana de Bel



Sugestão dos Noivos para um dia de passeio por Belém:

Comecem o dia conhecendo a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, para agradecer por mais um dia e fazer a sua oração pelos noivinhos que vos falam. Sigam para o complexo da Estação das Docas, apreciem a Baía do Guajará, aproveitem para se hidratar e tomar um sorvete na Cairu (de sabores regionais, por favor! o noivo sugere o mestiço, a noiva o de tapioca). Bem ao lado fica o Mercado Ver-O-Peso, o maior mercado a céu aberto da América Latina, rico em cultura popular, sabores e cores paraenes; lá vocês encontrarão alguns artesanatos Marajoaras, uma expressão artística da cultura indígena, e ervas para atrair coisas boas. Fotografem as cores desse mercado e também passem no Solar da Beira para tirar algumas fotos nas grandes janelas que miram a baía. Rumem para o Complexo Feliz Lusitânia, centro histórico da cidade, onde tudo começou lá em 1616. Lá vocês encontrarão a Catedral Metropolitana de Belém, a Igreja de Santo Alexandre e Museu de Arte Sacra, o Forte do Castelo e a Casa das Onze Janelas, onde fica localizado o restaurante Casa do Saulo Onze Janelas, que deixamos aqui como sugestão de almoço e para se esconderem um pouco do sol do meio dia. Após o almoço, sugerimos irem até o Mangal das Garças, o parque zoobotânico de Belém. O fim da tarde na Estação das Docas tem um gostinho especial, para aqueles que quiserem assistir ao por do sol ou se for preciso se proteger da chuva (ela sempre vem...) tomando uma Cerpinha bem gelada e comendo uma comida regional.


Alguns adendos:

  1. Adoramos a visita ao Theatro da Paz. Para os que se interessarem, tem visitas guiadas para conhecer o interior do Theatro de hora em hora. Em frente a ele fica o Bar do Parque que tem boas opções de alimentação e bebidas, principalmente para os que estiverem hospedados por perto.
  2. Deixamos outras sugestões de restaurantes na aba "Restaurantes"
  3. A empresa "Valeverde turismo" tem um passeio de barco que sai e chega na Estação das Docas que passa pela Baía do Guajará e é embalado por muitos rituais culturais como mostra de danças de carimbó, siriá e outros.
  4. Para quem tiver mais tempo, sugerimos passear pela Ilha do Combu, pegando um barquinho no Terminal Princesa Isabel para atravessar e passear pela cultura ribeirinha. Alguns passeios incluem remar para ver o amanhecer (@canoeirosk), conhecer a Casa do Chocolate da Dona Nena e um pouco mais da flora local (@filhadocombu), ou simplesmente atravessar e curtir o dia numa palafita de respeito (sugerimos o @amazonriver.combu).
  5. MUITO importante: Roupas leves e protetor solar sempre, a cidade é muito quente. Sempre tem chance de chuva forte, e ela se monta com rapidez. Chequem a previsão do tempo para avaliar o horário com maior probabilidade de chuva e procurar estar em um lugar fechado. Aqui a dica da Noiva: Sugiro também uso de repelente, hoje em dia não vejo diferença na quantidade de mosquitos (ou carapanã, em bom paraensês) da Vila Mariana em São Paulo pra Belém do Pará, mas não quero ninguém culpando os mosquitos da Amazônia por nada (sou clubista).
  6. Por fim, aproveitem mesmo pra tentar conhecer a cultura local, a culinária, a flora e a fauna; e sintam a diferença de uma cidade Nortista, Amazônica, Quente e Úmida, uma parte do Brasil que pouco se fala e pouco se vê.


Se estiverem em grupos podem tentar reservar Vans de passeio através da Valeverde turismo

(a noiva tem alguns contatos também, falem com ela)


Um beijo em todos e já estamos muito ansiosos,

Marina e Alexandre.